segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Empresas que fazem e não fazem testes em animais


Hoje venho trazer um assunto não tão agradável, polêmico e que divide opiniões: Uns são a favor e acham que esse tipo de teste são fundamentais na indústria da beleza, e outros são totalmente contra.
Esse é um assunto que está me incomodando bastante, já que liga duas coisas que gosto bastante, que são os animais, e os cosméticos (principalmente por marcas que gosto tanto estarem na lista negra).


Nessa semana o país passou a prestar mais atenção em testes feitos em animais, uma prática antiga, mas que vem ganhando cada vez mais rejeição com o passar dos anos. Não só os cães, mas coelhos, ratos e diversos primatas são utilizados em pesquisas para cosméticos e remédios.
Ano passado aconteceu algo parecido na Ítalia quando mais de mil italianos invadem criadouro e salvam Beagles de testes.
Mas esse assunto ficou em alta nessa sexta feira (18/10) por causa da denúncia e libertação dos 178 Cães da Raça Beagle e vários coelhos que estavam no Instituto Royal em São Roque (SP), onde eu tive a sorte de acompanhar praticamente tudo pela twitcam de ativistas que estavam no local na madrugada da sexta para o sábado. Logo no sábado pela manhã já estavam em vários jornais e era assunto entre todos, ontem foi matéria na 
Globo, no Pânico na Band e na Record  (dando um show de reportagem). Em vários países já foi proibido o uso de animais em testes, mas não é o caso do Brasil. Embora na lei diga que se devem usar apenas quando não tiver nenhuma outra alternativa, e não pode haver maus-tratos, não é o que as imagens mostram, e esse é principal ponto pelo quais os ativistas estão lutando, já que foi encontrado 1 cachorro morto e congelado dentro de um saco plástico, e alguns dizem ter visto 12 mutilados. Estou tentando ficar sempre a par do assunto, e fico triste por morar tão longe, e não poder estar lá lutando com eles por essa grande causa e marco na história do país e da luta pelo direito dos animais.

Bom, vocês já perceberam que sou totalmente contra esses testes, mas cada um tem sua opinião e sabe o que quer pra sua vida. Pois bem, confesso que fiquei chocada com alguns nomes de empresas que vi na lista dos que fazem teste em animais, pois além de ser muito famosos, eu uso e até recomendo.
Veja você as listas disponibilizadas pela PETA (ONG norte-americana que mantém há 30 anos, as listas mais completas e atualizadas de empresas internacionais sobre a questão dos testes em animais) de empresas que testam ou não em animais:

Empresas que testam
Aveeno
Avon
Biotherm
Clarins
Clinique
Coopertone
Dove
Guerlain
Johnson’s
Kiehl’s
L’Oréal
L’Occitane
Lancôme
La Roche-Posay
M.A.C
Mary Kay
Maybelline
Pantene
Redken


Empresas que não testam
Anna Pegova
Aveda
Diane Von Furstenberg Beauty
Kryolan
L’Anza
Paul Mitchell
Stila
Surya Brasil
Urban Decay
Victoria’s Secret
Wet’n’Wild

 
Obs.: Estas listas não contém a maioria das empresas brasileiras. Elas servem, essencialmente, para buscar informação sobre multinacionais.
Veja aqui informações sobre empresas nacionais na lista da PEA (Projeto Esperança Animal) e aqui  a própria lista de empresas nacionais que não testam em animais.





Qual sua opinião sobre o assunto? Divida ela conosco, deixe seu comentário abaixo!

2 comentários:

  1. Também sou super contra os maus tratos aos animais! Se existem organizações multinacionais que conseguem manter sucesso e credibilidade sem esse tipo de testes, porque as outras continuam se utilizando deles ? É um belo assunto a ser discutido.

    ResponderEliminar
  2. Oii, obrigada! vou seguir sim, já visitei e adorei seu blog. bjs :*

    ResponderEliminar